Devocionais

 
WIKIPEDIA
Reuniões Devocionais[editar | editar código-fonte]

Reunião de oração aberta a todas as religiões. O objetivo é o crescimento espiritual e a unidade. É também oportunidade para estar em contato com a Palavra de Deus. O Báb, Bahá'u'lláh e 'Abdu'l-Bahá revelaram orações para diversas ocasiões. As reuniões devocionais são frequentemente abertas nas casas dos bahá'ís, mas não há nenhuma restrição quanto a ser aberta também na casa de não-bahá'ís, como tem sido feito.

Página da Organização Baha'i do Brasil: 

ATIVIDADES COMUNITÁRIAS 
>> REUNIÕES DEVOCIONAIS

Os bahá’ís ao redor do mundo estão empenhados em expandir experiências com reuniões devocionais. Devoção, oração e meditação trazem reflexão ao âmago da vida espiritual; sem ritual ou dogma. Os bahá’ís, em centenas de comunidades, reúnem-se nos seus lares e convidam amigos e vizinhos para comparecerem às pequenas sessões de oração; às vezes nas casas das famílias e, em número maior, em locais de reuniões públicas, com a finalidade de meditarem, promover leituras dos escritos espirituais, adorarem Deus de modo criativo, e para deleite pessoal. Estas reuniões devocionais estão abertas para todas as pessoas e visam incorporar àquela atitude de oração a prática de devoção, que é universal a todas as religiões.

Oração e meditação é o foco das reuniões devocionais bahá’ís. Desprovido de cerimônias ou de rituais; algumas vezes informais, outras vezes mais formais, estas reuniões são caminhos que nos conduzem a explorar as principais maneiras pelas quais nós podemos aprender e entrar em comunhão com o Divino.  Oferecemos orações de agradecimento, suplicamos por misericórdia, compaixão, coragem, solução das dificuldades, oramos pela paz e justiça na terra, e geralmente aprofundamos a nossa compreensão sobre a benevolência da nossa atitude de desprendimento, de confiança em Deus, de contentamento e submissão. Utilizando uma variedade de tradições religiosas, com o uso extensivo das palavras e epístolas de Bahá'ú'lláh e 'Abdu'l-Bahá, cujas orações estão entre as mais belas do mundo, as reuniões devocionais bahá’ís representam uma experiência de adoração universal e estão abertas para todos vivenciarem. 

Reuniões devocionais bahá’ís são ocasiões para descobrir a nossa relação com o Divino. Através da oração e da meditação aprofundamos a nossa relação com Deus, desenvolvemos nossas as capacidades espirituais e alargamos a nossa consciência da realidade. Em todo o mundo, os bahá’ís estão experimentando novas maneiras de praticar a adoração coletiva em reuniões devocionais, para orarem e meditarem. Confiando nas palavras dos Mensageiros de Deus e se esforçando para o desprendimento e a independência necessária voltada para uma vida espiritual enriquecedora, os participantes usam estas reuniões para os ajudar a sobreporem-se aos muitos problemas e dificuldades do viver do dia a dia.  As reuniões devocionais bahá’ís acontecem praticamente em cada comunidade Bahá'í e, por pequenas que sejam, estão abertas a todos que desejam participar.

Os bahá’ís acreditam que a devoção coletiva é um ingrediente importante no florescimento da vida da comunidade. Mas a oração também reforça o desenvolvimento espiritual do individuo; o crescimento espiritual que é gerado por cada devoção individual é fortalecido pela amizade e o cuidado existente entre o grupo, pelo serviço do indivíduo para com Deus e seus semelhantes, e a sustentação que vem da devoção como uma comunidade. Os bahá’ís reconhecem o impacto que a adoração em grupo, formal ou informal, tem em ambos os crescimentos; do indivíduo e da sociedade.  Eles organizam reuniões devocionais regulares, onde quer que residam, suprindo esta necessidade e permitindo que os seguidores das grandes religiões em todo o mundo venham juntar-se em oração.

Dependendo do número das pessoas que participam numa comunidade, estas reuniões devocionais podem ser realizadas em residências ou centros sociais. A preparação de um programa devocional pode variar de algo tão simples como recitar orações, ditas livremente por cada participante, ou com a inclusão de música e outras formas de arte. A freqüência destas reuniões, igualmente, varia de comunidade para comunidade.